Papa Francisco deixa o hospital após quase 40 dias internado
Francisco tem 88 anos e foi internado no hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, para tratar problemas respiratórios.
O Papa Francisco recebeu alta neste domingo (23), após quase 40 dias internado. Antes da sua saída da undiade hospitalar, o pontífice apareceu e acenou para os fiéis. Logo em seguida, deixou o hospital no banco da frente do carro em direção ao Vaticano.
Volta para casa
Papa Francisco deixa o hospital após quase 40 dias internado
Francisco terá que manter alguns cuidados mesmo em sua casa e terá que ficar em repouso por dois meses. Ele ainda terá de ser submetido a tratamentos de fisioterapia respiratória e exercícios de fala.
De acordo com os médicos ele está com a voz um pouco afetada, tendo em vista o longo período em que recebeu auxílio de oxigênio de alto fluxo através de equipamentos não invasivos.
A expectativa, de acordo com a equipe médica, é de que, ao poucos, Francisco recupere a voz, embora não tenham previsto um prazo para que isso aconteça. Segundo Sergio Alfieri, médico da equipe de Francisco e diretor do hospital Gemelli, ele também poderá voltar a suas atividades gradativamente, mantendo um estilo de vida mais calmo.
A orientação médica é que o Pontifice não tenha encontros frequentes com pessoas, principalmente grandes grupos, para evitar o contato com novos vírus, e atividades de esforço. A equipe afirmou que papa está completamente curado da pneumonia dupla, mas que alguns vírus permanecem em seu pulmão.
Esperança
“Ele ficou muito contente. Há uns três, quatro dias, ele estava perguntando: ‘Quando vou pra casa’?”, disseram os médicos. “O papa foi um paciente exemplar. Ouviu nossas sugestões. Então nós concordamos (com a alta) quando achamos que era um momento certo”, complementou Sergio Alfieri.
Segundo a equipe, na maior parte do temopo (ao longo dos dias de internação) Francisco “manteve o bom humor”, com exceção de alguns momentos quando seu quadro de saúde se agravou.
Com a notícia da alta, a internação do papa Francisco durará, no total, 38 dias. O período é o mais longo de internação de um pontífice na história do Vaticano.
E também o momento mais crítico dos 12 anos de papado de Francisco. Ao longo desse período, ele teve uma série de questões de saúde, a maioria dificuldades respiratórias e problemas de locomoção e dores de joelho por conta de uma oesteoartrite
O pontífice teve de cancelar viagens e compromissos no Vaticano diversas vezes.
Papa Francisco
Francisco Jorge Mario Bergoglio (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936), é um sacerdote católico que serve atualmente como o 266º Papa e soberano do Estado da Cidade do Vaticano. Foi eleito papa em 13 de março de 2013.
Ao longo de sua vida pública, o Papa Francisco se destacou por sua humildade.
Dando uma ênfase maior na misericórdia de Deus, preocupação com os pobres e compromisso com o diálogo inter-religioso. Ele é muito citado por ter uma abordagem menos formal ao papado do que seus antecessores, ganhando assim uma maior visibilidade internacional como papa.
Escolhendo residir na casa de hóspedes Domus Sanctae Marthae, em vez de nos aposentos papais do Palácio Apostólico usados por papas anteriores, Francisco defende a visão de uma Igreja mais aberta e acolhedora, mantém as visões tradicionais da Igreja em relação ao aborto, casamento, ordenação de mulheres e celibato clerical.
Ele se opõe ao consumismo e apoia a ação sobre as mudanças climáticas, foco de seu papado com a promulgação de Laudato si’.